Eletrônica básica

Conceitos de eletrônica básica para projetos em Arduinos, nestes conceitos vamos aprender as grandesas elétricas e as relações entre as mesmas para diversos cálculos nos nossos projeto, principalmente para cálculos de resistências.

Tensão = é a diferença de potencial. Energia. Medida em Volts (V).
Resistência = dificuldade de anular a diferencia potencial Medida em ohms.
Corrente = é a velocidade de transferência do potencial. Medida em Amperes (A).

Diferença de potencial é a diferenca de elétrons entre um elemento e outro, entre uma carga e outra. Quando estes dois elementos entram em contato ocorre um divisão de carga de elétrons deixando os dois elementos com uma carga balanceada de elétrons.
Por exemplo, quando andamos de carro e ao sair tomamos um choque, o q ocorreu? O carro com ar seco geralmente perde ou ganha elétrons, e as rodas isolam o carro do chão não deixando o carro recuperar esses elétrons criando uma diferença de potencial entre o carro e a terra. Assim ao realizarmos o contato entre a terra e o carro levamos um “famoso” choque pois o carro retorna a sua condições de elétrons.
A terra é uma fonte “infinita” de elétrons pela sua massa gigantesca.

Mas bem e ai onde quero chegar? Ao básico para trabalharmos com sinais 1 e 0 do processador e ligar um led.
O que você deve sempre lembrar é REI ( marido da rainha ) e IPE ( Aqui no sul o Instituto de Previdencia Estadual ), pq lembrar dessas siglas? Porque elas são a base da elétrica consequentemente da eletrônica para microprocessadores.

Relações elétricas REI e IPE para cálculo de resistência tensão e corrente
Relações elétricas REI e IPE para cálculo de resistência tensão e corrente

Exemplo prático de calculo de tensão para microprocessadores :
Temos um LED que consome 1.7 volts e 10 mA ( 0,010 A):

Pelo REI podemos calcular a sua resistência: 1.7 V dividos por 0,010 A = 170 ohms, ou seja o LED apresenta uma resistência de 170 ohms.
Pelo IPE podemos calcular a potência deste LED : 1.7 V multiplicados por 0,010 A = 0,017 W ou seja um LED irá consumir 0,017 Watts por Hora.

Os conceitosa de eletrônica básica são necessários para entendermos as relações entre as grandesas elétricas necessárias para realizar os nossos projetos com Arduinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *