foto

Automação Residencial na Casa do Lito – Controle Remoto Residencial

Automação Residencial é um grande mercado a ser explorado. Hoje mesmo com muitos players há pouca informação, cada empresa tem seu protocolo e sua forma de rede para a sua automação residencial. Ai entramos nós hobbistas, já vi mais de 20 “automações” com arduino. Porque “automação”? Por que todas as automação que vejo são simples controles remotos via internet.
Eu comecei a me interessar por arduinos quando comprei o meu apartamento e fiquei interessado em controlá-lo via iphone, ipad, computador, etc.
Inicialmente comecei meu projeto com o microcontrolador PIC com os baratos PIC12F675 e PIC12F629, que acredito que poderão dar conta do recado quando a sua função é receber uma mensagem e desligar e ligar uma função, controle remoto.

Esboço do projeto da Automação Residencial da Casa do Lito

A ideia, como é um apartamento novo, é ter uma fiação especifica para as mensagens de controle. Por este mercado não ter um padrão de protocolo, estou atualmente utilizando um protocolo próprio sobre acamada de dados RS-485. Este tipo de camada de dados permite ser passada junto a fiação de força e a montagem pode ser em barramento utilizando de terminadores, resistências que evitam o retorno de dados ao barramento. A rede será comandada por uma ou mais centrais (masters) e os escravos (slaves). As centrais inicialmente seria um PIC ligado a um computador, mas com a facilidade do Arduino e os shields que permitem ligá-lo a rede diretamente, repensei o meu projeto.

Ta mas a onda não é usar comandos via wireless? Para mim o custo de cada receptor wireless é bem maior que o custo da fiação e a garantia de funcionamento.

O que faz a diferença entre um controle remoto e uma automação? Simples! Além de montar cenas de luz e ligar e desligar equipamentos domésticos a automação residencial é automatizar tarefas como por exemplo:

  • Acender as luzes da casa a noite.
  • Em viagem: Simular que há alguém em casa.
  • Economizar luz com controle da luz externa, com a abertura ou fechamento das janelas o mesmo valendo para o controle da temperatura com a ajuda de ar-condicionado.

Em novos posts vou especificar melhor como será feito e o que já esta desenvolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *