A plataforma Arduino

O Arduino é uma plataforma livre para protótipos eletrônicos, de fácil uso e sem grandes necessidades de habilidades técnicas elétricas. A plataforma Arduino é baseada em um circuito com um microprocessador e um ambiente de programação onde é possível programar o comportamento desse microprocessador. A plataforma arduino esta pronta para receber a lógica pensada pelo programador, permitindo a leitura e escrita de sinais analógicos e digitais.

A plataforma foi desenvolvida para ser usada por Hobbistas, designs, artistas entre outros, mas caiu nas graças de engenheiros e colegas da área de TI.

A plataforma conta com um ambiente para fácil compilação e envio do programa ao microcontrolador, possuindo versões para Windows, Mac e linux. A linguagem é baseada em C++ possuindo objetos e abstraindo os códigos em Assembly geralmente usado em microcontroladores. Todo a documentação e os esquemas demontagem e elétricos são públicos e estão disponíveis em arduino.cc.

Arduinos MEGA UNO Ethernet LCD
Arduinos MEGA e UNO com shields Ethernet e LCD

Embora quase só vejamos Arduinos com microcontroladores ATMega328 da empresa ATMEL, também há esquemas montados com o processador PIC da Microchip. Logo pense na Plataforma Arduino como uma camada de abstração para o hardware, por exeplo poderiamos ter um Arduino com o poderoso processador ARM muito comum em celulares.

Como o microprocessador é simples, geralmente contando com 13 pinos digitais e 6 analogicos na plataforma do Arduino foi criado o conceito de shield. O shield é montado sobre o Arduino original e este pode ser usado como um LEGO permitindo para cada Arduino N shields. Os shields permitem a expansão das funcionalidades iniciais do Arduino, os mais interessantes são: Ethernet (W5100), XBee, LCD e protoboard. Junto com o shields normalmente já existem bibliotecas com as funções dos shields e isto permite o rápido e fácil desenvolvimento de protótipos interessantes.

Fora todas as vantagens acima o preço da plataforma é reduzido e com a grande escala de uso deve ter seu preço reduzido tendo uma maior facilidade para compra.

A plataforma Arduino tem um grande potencial para prototipos de projetos eletrônicos com rápido desenvolvimente servindo como prova de teste de varios projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *